INSS faz alerta para os aposentados a partir de HOJE (18/05)
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação tributária anual que deve ser cumprida por pessoas físicas que receberam rendimentos acima de R$ 28.559,70 no ano anterior. Para os aposentados do INSS, o órgão disponibiliza um trecho de todas as informações sobre o valor recebido no último ano para facilitar a prestação de contas ao órgão fiscalizador.
A declaração do IRPF está disponível no portal “Meu INSS”, seja pelo site ou pelo aplicativo oficial. A declaração pode ser baixada pela internet, para que os cidadãos não precisem comparecer presencialmente às unidades da Previdência Social. No entanto, problemas podem surgir se o extrato for perdido. Caso o beneficiário perca o prazo para a realização do procedimento, o beneficiário recebe uma multa que pode chegar a 20% do valor em dívida.
Para visualizar as declarações na declaração do IRPF, você pode utilizar um aplicativo ou o site Meu INSS. No aplicativo, é preciso selecionar a opção “Entrar usando gov.br”, digitar o número do CPF, digitar a senha, encontrar e clicar no botão “Declaração de Imposto de Renda”, selecionar o ano-calendário como 2022, clicar no número do benefício para abrir o documento.
Já pelo site devemos marcar a opção de informar o número do benefício, data de nascimento, o nome do beneficiário, o CPF e indicar que não se trata de um programa automático, selecionar a opção “Consulta” e deslizar até o final da página para obter a opção de impressão.
O dia 31 de maio é o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal estima que receberá declarações de 38,5 milhões a 39,5 milhões neste ano. Vale ressaltar que os documentos são obtidos diretamente pela internet, portanto, os beneficiários não precisam ir até a unidade do INSS para obter suas próprias declarações.
Conforme notificado pelo INSS, outra alternativa é acessar os documentos no banco onde recebeu o benefício. Essas informações permitem que os aposentados do INSS cumpram suas obrigações fiscais e evitem problemas com as autoridades fiscalizadoras.
Consequências da perda do prazo
A primeira consequência da perda do período de imposto de renda é uma multa. Quem não fizer a declaração dentro dos prazos estabelecidos pela Receita Federal deve arcar com uma multa que pode variar de R$ 165,74 a 20% do valor devido. Além disso, o não pagamento dessas multas pode resultar na inscrição na dívida ativa do sindicato, o que pode causar ainda mais problemas financeiros.
Outra consequência importante é que a pessoa não consegue um empréstimo ou financiamento. Por fim, a perda de prazo pode causar problemas para os órgãos de fiscalização, como as investigações e fiscalizações da Receita Federal. Essas consequências podem afetar não apenas a esfera criminal, mas também a esfera civil e administrativa.
Para evitar todas essas consequências, é fundamental que os aposentados do INSS sejam responsabilizados dentro do prazo estabelecido. Para facilitar o processo, a Previdência Social disponibiliza uma declaração com todas as informações sobre o valor recebido no ano passado. Os beneficiários podem obter essa declaração no portal “Meu INSS”.
Leave a Comment