JUIZ FRUSTRA INICIATIVA DE VITURIANO ABREU E INDEFERE PEDIDO PARA AFASTAR SECRETÁRIO CARLOS ANTÔNIO


A tentativa do deputado estadual Antônio Vituriano Abreu (PSC) de prejudicar seu adversário político em Cajazeiras, ex-prefeito Carlos Antônio, da Secretaria de Interiorização do Estado, foi frustrada pelo juiz João Batista Vasconcelos, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital. O magistrado negou pedido de liminar para afastar o auxiliar do governador Ricardo Coutinho (PSB), por ser ficha suja.


A ação contra Carlos Antonio foi proposta por Vituriano de Abreu, com base na lei estadual da Ficha Limpa nº 9.227/2010, de autoria do deputado Raniery Paulino (PMDB). “Quem tem legitimidade para propor a lei do Ficha Limpa é o Executivo”, afirmou o juiz.

Em seu despacho, João Batista Vasconcelos apontou a inconstitucionalidade formal da lei por vício de iniciativa. “Importante salientar que o alcance social e o cunho louvável da lei questionada não tem o condão de afastar o vício formal aduzido, isso porque ao instituir a chamada Lei Ficha Limpa estadual, o parlamento paraibano editou norma, ao menos no que tange às normativas que direcionou ao Poder Executivo, de matéria estranha a sua iniciativa legislativa”.

Ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio foi enquadrado como ficha suja pela Justiça Eleitoral devido a irregularidades em um convênio firmado com o governo federal. Nas eleições de 2012, ele teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De última hora, ele se retirou da disputa e foi substituído pela esposa, Denise Oliveira, que venceu as eleições no município de Cajazeiras.

A lei paraibana da Ficha Limpa proíbe a nomeação de gestores chamados de ficha suja, tal como prevê a lei nacional da Ficha Limpa. Mesmo negando o pedido de liminar para afastar o secretário Carlos Antônio, o juiz terá ainda de decidir sobre o mérito da ação. Os advogados de Vituriano de Abreu já recorreram da decisão.


FONTE: COM JORNAL DA PARAÍBA
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.