Trabalho sobre educação de surdos em Cajazeiras transforma-se em livro
O livro “Matemática no silêncio” foi escrito por aluna do IFPB.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido pela ex-aluna do Curso superior de Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras, Andréia Maraiza de Souza Vitalino, em maio de 2016, transformou-se em livro sobre a educação de surdos e acaba de ser publicado pela editora NEA - Novas Edições Acadêmicas. O convite para publicação se deu este mês de maio, depois que Andréia apresentou um artigo, o qual teve como base as pesquisas para o TCC, que submeteu no III CONEDU (Congresso Nacional de Educação), em novembro de 2016.
“A editora entrou em contato comigo via e-mail perguntando se eu tinha interesse na publicação e me perguntou se a pesquisa tinha no mínimo 43 páginas porque assim poderia vir a se tornar um livro. Então enviei o meu TCC na íntegra para uma avaliação técnica e este foi aprovado para a publicação”, contou Andreia. O Trabalho intitulado “Matemática no silêncio: uma análise sobre o saber matemático de alunos surdos na cidade de Cajazeiras – PB” teve a orientação do professor Charridy Max Fontes Pinto e a professora Maria José Alves da Silva como coorientadora. De acordo com a autora o trabalho também contou com a colaboração dos professores Francisco Jucivânio Felix de Sousa e Geraldo Herbert de Lacerda, sendo este último convidado para fazer parte da banca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOywiOGWs7J_Ub4R7qpLlWzFFtbbHaAa3JNZRjA7fE7RdYnhY3amdjuknfMFp7ezAeZgRdsCVU4RUqHN2bKfbnW4jJWqrQQa4aM1_EXw93WWyqmqFRONkHdiXQvYLQp6VFMcn7vRyLSQ/s320/Banca+Andreia.jpg)
O livro já está disponível pela internet no site More Books. A autora conta que teve na publicação um sonho realizado e que espera poder colaborar com a discussão sobre inclusão através de sua pesquisa. “Meu sentimento em relação à obra é de muita felicidade, o sonho de todo pesquisador é ter o seu trabalho publicado, as muitas horas de dedicação que reservei para leituras sobre o tema, coleta de dados e para a digitação final do trabalho valeram muito a pena. Creio que minha obra será bastante útil, pois é um tema pouco discutido, eu tive muita dificuldade para encontrar obras que abordassem a temática como um todo, meus orientadores me repassaram tudo que tinham, me ajudaram o máximo, porém cada um em seu ramo, que bom que a junção de tudo resultou em um trabalho que está sendo reconhecido”.
De acordo com Andréia, o interesse pelo tema "educação inclusiva", mais precisamente pela pessoa com deficiência auditiva, surgiu nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática na Educação Inclusiva. Foi onde ela começou a analisar se realmente os discursos políticos sobre inclusão no ambiente escolar cajazeirense, atendia aos interesses dos educandos surdos, em especial na área da disciplina de matemática.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwYSX46OuOsgINCD4zYLKlJgzW5h2anCh79n0p1HvyjVtYJDe2uVHM6X4trvIujCdr_o2GI9HuBcAos6eHdskc_e6dSY4y2Bm1ZG7Gn8LhkhpxaQUhAaJ2FlSJsm6sBlph6zq_L1v4lQ/s320/Andreia+-+CONEDU.jpg)
“Dentre as barreiras no ensino e aprendizagem para os surdos em situação inclusiva, no nosso caso relativas ao ensino da Matemática, destacamos o fato de que a comunicação continua sendo o grande impasse para um ensino de boa qualidade. Permeando todas as estratégias metodológicas disponíveis ao professor em uma aula, temos a fala como o principal meio de comunicação. Nesse sentido, o livro traz um estudo de caso que se destina a analisar o saber matemático alunos surdos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública e municipal da cidade de Cajazeiras”, afirma Andréia.
*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido pela ex-aluna do Curso superior de Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras, Andréia Maraiza de Souza Vitalino, em maio de 2016, transformou-se em livro sobre a educação de surdos e acaba de ser publicado pela editora NEA - Novas Edições Acadêmicas. O convite para publicação se deu este mês de maio, depois que Andréia apresentou um artigo, o qual teve como base as pesquisas para o TCC, que submeteu no III CONEDU (Congresso Nacional de Educação), em novembro de 2016.
“A editora entrou em contato comigo via e-mail perguntando se eu tinha interesse na publicação e me perguntou se a pesquisa tinha no mínimo 43 páginas porque assim poderia vir a se tornar um livro. Então enviei o meu TCC na íntegra para uma avaliação técnica e este foi aprovado para a publicação”, contou Andreia. O Trabalho intitulado “Matemática no silêncio: uma análise sobre o saber matemático de alunos surdos na cidade de Cajazeiras – PB” teve a orientação do professor Charridy Max Fontes Pinto e a professora Maria José Alves da Silva como coorientadora. De acordo com a autora o trabalho também contou com a colaboração dos professores Francisco Jucivânio Felix de Sousa e Geraldo Herbert de Lacerda, sendo este último convidado para fazer parte da banca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOywiOGWs7J_Ub4R7qpLlWzFFtbbHaAa3JNZRjA7fE7RdYnhY3amdjuknfMFp7ezAeZgRdsCVU4RUqHN2bKfbnW4jJWqrQQa4aM1_EXw93WWyqmqFRONkHdiXQvYLQp6VFMcn7vRyLSQ/s320/Banca+Andreia.jpg)
O livro já está disponível pela internet no site More Books. A autora conta que teve na publicação um sonho realizado e que espera poder colaborar com a discussão sobre inclusão através de sua pesquisa. “Meu sentimento em relação à obra é de muita felicidade, o sonho de todo pesquisador é ter o seu trabalho publicado, as muitas horas de dedicação que reservei para leituras sobre o tema, coleta de dados e para a digitação final do trabalho valeram muito a pena. Creio que minha obra será bastante útil, pois é um tema pouco discutido, eu tive muita dificuldade para encontrar obras que abordassem a temática como um todo, meus orientadores me repassaram tudo que tinham, me ajudaram o máximo, porém cada um em seu ramo, que bom que a junção de tudo resultou em um trabalho que está sendo reconhecido”.
De acordo com Andréia, o interesse pelo tema "educação inclusiva", mais precisamente pela pessoa com deficiência auditiva, surgiu nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática na Educação Inclusiva. Foi onde ela começou a analisar se realmente os discursos políticos sobre inclusão no ambiente escolar cajazeirense, atendia aos interesses dos educandos surdos, em especial na área da disciplina de matemática.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwYSX46OuOsgINCD4zYLKlJgzW5h2anCh79n0p1HvyjVtYJDe2uVHM6X4trvIujCdr_o2GI9HuBcAos6eHdskc_e6dSY4y2Bm1ZG7Gn8LhkhpxaQUhAaJ2FlSJsm6sBlph6zq_L1v4lQ/s320/Andreia+-+CONEDU.jpg)
“Dentre as barreiras no ensino e aprendizagem para os surdos em situação inclusiva, no nosso caso relativas ao ensino da Matemática, destacamos o fato de que a comunicação continua sendo o grande impasse para um ensino de boa qualidade. Permeando todas as estratégias metodológicas disponíveis ao professor em uma aula, temos a fala como o principal meio de comunicação. Nesse sentido, o livro traz um estudo de caso que se destina a analisar o saber matemático alunos surdos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública e municipal da cidade de Cajazeiras”, afirma Andréia.
*Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.
Leave a Comment