Trechos da transposição do São Francisco estão parados


Trecho da transposição, no lote 14, que foi paralisado em São José de Piranhas.
As obras da transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba, que estão paralisadas desde o fim do mês de março deste ano, deverão ser reiniciadas até o fim do mês de agosto. A previsão é do Ministério da Integração Nacional, que também anunciou ontem uma nova estimativa para o término dos serviços: dezembro de 2015.



De acordo com o ministério, a interrupção aconteceu pela falta de termos aditivos que estão sendo firmados junto às construtoras responsáveis pela obra.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três lotes de obras no Estado. O lote 7, localizado no município de São José de Piranhas; o lote 14, situado entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB); e o lote 12, entre as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro (PB). Atualmente, apenas o lote 14 está em atividade. Por conta da paralisação, cerca de 150 operários foram afastados dos serviços.

Segundo a assessoria do Ministério da Integração, as equipes estão fazendo o levantamento de serviços e da estrutura dos trechos que não contemplam o valor do contrato aditivado, o chamado saldo remanescente, para que seja realizada uma nova licitação. Até setembro deste ano está prevista a publicação do edital de licitação dos serviços remanescentes dos lotes.

Entre os trechos paralisados está a construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o Cuncas 1. Dos 15 quilômetros de extensão, até agora foram escavados mais de 900 metros.

Já no segundo túnel, o Cuncas 2, que também vai passar pela Paraíba, serão quatro quilômetros de percurso. O novo prazo de conclusão, até 2015, foi anunciado durante o Primeiro Balanço Semestral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), realizado no Palácio do Itamaraty.

A conclusão do reservatório Caiçaras, em São José de Piranhas, é a última etapa do projeto. Segundo o balanço do Governo Federal, o Eixo Norte, que compreende as obras na Paraíba tem apenas 44% das obras concluídas.

“Na Paraíba, o Eixo Leste do Projeto São Francisco permitirá o aumento da garantia da oferta de água para os vários municípios da bacia do Paraíba, atendidos pelas adutoras do Congo, do Cariri, Boqueirão e Acauã. O Eixo Norte possibilitará o abastecimento seguro de diversos municípios da bacia do Piranhas, atendidos por vários sistemas adutores”, observou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o projeto já empenhou R$ 3,5 bilhões e até o mês de junho de 2011 foram pagos R$ 2,4 bilhões. O projeto deverá garantir o abastecimento de pelo menos 127 municípios paraibanos (2,5 milhões de pessoas em 2025).

Blog Polêmica Paraíba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.